Histórico - CCA/UEM

O Centro de Ciências Agrárias (CCA) tem os primórdios de sua história no ano de 1975, quando foi implantado o Curso de Graduação em Zootecnia. No ano de 1977, visando atender aos anseios da comunidade local e de toda a região, cuja economia estava fortemente alicerçada na atividade agrícola, a Universidade Estadual de Maringá implantou o Curso de Graduação em Agronomia. Paralelamente, houve a criação do Departamento de Ciências Agrárias (DCA), englobando os Cursos de Agronomia e Zootecnia, ficando o novo departamento afeto ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.

Em setembro de 1994 o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde é desmembrado, criando-se o Centro de Ciências Agrárias. Para estruturar o novo Centro, foi nomeado Diretor pro tempore o Professor João Batista Vida (Departamento de Agronomia). Quando de sua criação, o CCA compreendia os Departamentos de Agronomia e Zootecnia, contando ainda com a Fazenda Experimental de Iguatemi (FEI).

Após a criação do Centro, e a nomeação do Professor João Batista Vida como Diretor pro tempore, foram estabelecidas as normas e o calendário para a eleição de Diretor e Vice-Diretor com vigência nos anos de 1994 a 1996. Como dirigentes do CCA para o biênio em questão, foram eleitos os Professores Osvaldo Hidalgo da Silva (Departamento de Agronomia) como Diretor, e Geraldo Tadeu dos Santos (Departamento de Zootecnia) como Vice-Diretor. Na eleição seguinte, que ocorreu no dia 7 de maio de 1996, os professores que ocupavam os cargos de Diretor e Vice-Diretor se candidataram a Vice-Diretor e Diretor, respectivamente. A posse aconteceu no dia 27 de maio de 1996 e, por mais dois anos, os professores permaneceram na direção do Centro.

Em 1998 houve eleição somente para Vice-Diretor, tendo a Professora Sueli Sato Martins (Departamento de Agronomia) sido eleita para o cargo.

Em 25 de maio de 2000 toma posse como Diretor e Vice-Diretor do Centro, respectivamente, o Professor William Mário de Carvalho Nunes (Departamento de Agronomia) e o Professor Ricardo Pereira Ribeiro (Departamento de Zootecnia). A partir dessa eleição o mandato para a Direção do CCA passou a ser de quatro anos.

Na eleição de 2004 foram eleitos os Professores Ricardo Pereira Ribeiro (Departamento de Zootecnia) e Bruno Luiz Domingos De Angelis (Departamento de Agronomia) como Diretor e Vice-Diretor, respectivamente. A nova direção tomou posse em 21 de maio de 2004.

Em 26 de maio de 2008 assume como Diretor do CCA o Professor Bruno Luiz Domingos De Angelis (Departamento de Agronomia), e como Diretor-Adjunto (nova nomenclatura dada pela Resolução nº. 008/2008-COU) o Professor Júlio César Damasceno (Departamento de Zootecnia), para cumprirem mandato até 2012.

O CCA é formado pelos Departamentos de Agronomia, Engenharia Agrícola, Medicina Veterinária e Zootecnia. Cinco cursos de graduação estão afetos ao Centro de Ciências Agrárias: Agronomia em Maringá e Umuarama, Engenharia Agrícola em Cidade Gaúcha, Medicina Veterinária em Umuarama e Zootecnia em Maringá.

Através de seus Departamentos, o CCA oferece os Cursos de Mestrado e Doutorado em Agronomia (Programa de Pós-Graduação em Agronomia/PGA), Mestrado e Doutorado em Genética e Melhoramento (Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento/PGM) e Mestrado e Doutorado em Zootecnia (Programa de Pós-Graduação em Zootecnia/PPZ).

A Fazenda Experimental de Iguatemi, órgão suplementar do CCA, está situada no Distrito de Iguatemi, e tem por finalidade dar suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão nas mais diversas áreas da Ciências Agrárias.

Direitos do conteúdo deste site reservados ao Centro de Ciências Agrárias - CCA/UEM.